Popular

Plantas ideais para apartamento Como escolher, Cuidar e usar na Decoração

As plantas ideais para apartamento sempre são uma dúvida, mas elas são as protagonistas na decoração moderna e nos meus projetos de interiores. Elas que trazem a vida para o projeto, frescor no ambiente, aconchego e ainda por cima ajudam a criar ambientes mais equilibrados e agradáveis. Não importa se seu apê é bem pequeno, grande, se tem muito sol ou quase nenhuma luz natural, porque sempre existe uma planta ideal para cada espaço.

Vou te dar algumas dicas de plantas de porte pequeno e grande para apartamento, vou te indicar quais delas funcionam melhor com sol ou sem luz direta, e claro algumas dicas sobre os cuidados e explicar como usar cada uma respeitando a proporção, escala e harmonia, dos princípios essenciais dos projetos de design de interiores.

Por que usar plantas para apartamento na decoração


Nos projetos de design de interiores, as plantas funcionam como os elementos orgânicos que quebram a rigidez dos móveis e dos materiais frios, como o porcelanato, o vidro e o metal e além disso elas ajudam a criar pontos focais no ambiente, suavizar os espaços pequenos, elas também melhoram a sensação de bem-estar, e trazem cor sem pesar na decoração do projeto.

Usar plantas para apartamento do jeito certo vai valorizar o layout e deixar qualquer espaço mais convidativo.

Agora veja algumas plantas que são de porte pequeno para apartamento

As plantas de porte pequeno são as mais perfeitas para colocar nas prateleiras, mesas laterais, aparadores, nichos e nas bancadas. Elas funcionam muito bem em apartamentos compactos e não comprometem a circulação do espaço.

Zamioculca
Luz: pouca luz ou meia-sombra
Cuidados: regue apenas quando o solo estiver seco
Dica de design: use vasos médios e linhas retas para um visual moderno
A zamioculca é uma das plantas para apartamento mais queridas. Ela tem as folhas brilhantes, elas crescem bem devagar e exigem pouquíssima manutenção.

Espada-de-São-Jorge, ela é de porte baixo ou médio
A Luz é sol direto ou sombra, ela se adapta nos dois
Os Cuidados: pouca água, e regas espaçadas
Dica de design ela é ótima para colocar nos cantos, entradas e corredores
Ela cria linhas verticais interessantes, ideais para equilibrar os ambientes que tem muitos móveis baixos.

A famosa Jiboia
A Luz é meia-sombra ou luz indireta
Cuidados, as regas são moderadas e podas leves
Dica de design , é perfeita para prateleiras altas ou vasos suspensos
A jiboia ajuda a criar um movimento visual e ela funciona muito bem em composições assimétricas, que são bem comuns no design contemporâneo.

Peperômia
Sua Luz é sempre luz indireta
Cuidados , é deixar o solo levemente úmido, sem encharcar
Dica de design, ideal para colocar em mesas de centro e home office
Ela é compacta e delicada, a peperômia traz leveza sem roubar atenção do restante da decoração.

Agora as Plantas de porte grande para apartamento

Se você quer impacto visual, as plantas grandes são sempre a escolha certa. Elas funcionam como esculturas naturais dentro do ambiente do projeto e sempre precisam respeitar a proporção do espaço.

Ficus Lyrata
Luz, gosta de ambientes bem iluminados, mas não tem necessidade de receber luz direta
Cuidados, as regas são regulares e as folhas tem que ser limpas
Dica de design: use em salas amplas ou próximos a janelas
Nos projetos de design de interiores, o ficus cria um ponto focal forte. Ele funciona melhor quando é usado sozinho, sem muitos objetos ao redor.

Palmeira Areca
Luz é luz natural abundante, sem sol direto
Cuidados, manter o solo úmido e ter boa ventilação
Dica de design, super aplicável em salas integradas e nas varandas
Ela traz leveza e movimento, além de preencher espaços verticais com elegância.

A Costela-de-Adão
Luz, é sempre meia-sombra
Cuidados , as regas são moderadas e o ambiente também tem que ser bem ventilado
Dica de design, ela é perfeita para ambientes modernos e estilo boho
A costela-de-adão é uma das plantas para apartamento que eu mais uso nos projetos atuais. As folhas grandes pedem um espaço e tras equilíbrio visual.

A Dracena
Luz, pode ser a meia-sombra ou receber luz indireta
Cuidados, exige pouca água e podas ocasionais
Dica de design, ela é ótima para substituir paredes vazias e trazer cor para ambientes monótonos. Ela funciona bem em ambientes minimalistas e ajuda a alongar visualmente o espaço.

O lado bom é que tem várias pantas para apartamento sem precisar de luz solar direta. Porque nem todo apartamento recebe sol direto, mas isso não é um problema, muitas plantas se adaptam muito bem à luz indireta.

As melhores opções para aps sem luz direta são a Zamioculca, a Espada-de-São-Jorge, a Jiboia , o Lírio-da-paz (ele pe bem sensível precisa de rega todo o dia) mas se adapta super bem em locais com pouca luz, Dracena.

Essas plantas para apartamento funcionam perfeitamente em banheiros, corredores e salas com pouca iluminação natural.

Agora as plantas para apartamento que tem bastante sol, se seu apê recebe bastante luz solar, aproveite isso e use a seu favor. Os ambientes bem iluminados permitem você ter plantas mais exuberantes. As Boas escolhas incluem, o Ficus lyrata, a Palmeira areca, os Cactos e as suculentas, a querida Costela-de-adão. Posicione essas plantas próximas a janelas, varandas ou portas de vidro.

A Proporção ideal das plantas no design de interiores, aqui vai uma regra simples e muito usada por nós designers: Plantas pequenas para móveis, plantas médias para cantos e plantas grandes para o chão.Não coloque uma planta grande em um ambiente muito pequeno, isso pesa visualmente. Da mesma forma, as plantas muito pequenas se perdem em salas amplas.

Outra dica importante é manter um respiro visual. Não encoste a planta em muitos objetos, deixe espaço para ela “respirar” dentro do layout.

Como escolher vasos para plantas de apartamento

O vaso faz parte da decoração tanto quanto a planta e algumas dicas práticas vão te ajudar a escolher, nos ambientes modernos , use os vasos de cimento, cerâmica lisa ou de vidro. No estilo boho, os vasos tem que ser de fibra natural, palha ou de barro.

Na decoração minimalista, os vasos são neutros e de formatos simples. Sempre respeite a proporção entre o vaso e planta. Um vaso muito pequeno desequilibra todo o conjunto.

Usar plantas para o apartamento é uma das formas mais simples e eficientes de transformar toda a decoração. Com a escolha certa das espécies, os cuidados básicos e a atenção à proporção, você cria ambientes muito mais bonitos, aconchegantes e cheios de personalidade.

Seja com as plantas mais pequenas em cima dos móveis ou as espécies grandes do chão, o verde sempre funciona como um aliado do design de interiores. Comece com uma planta, e observe o espaço e assim você vai criando sua própria composição.

Seu apartamento agradece 🌿

Aqui eu compartilho inspirações, tendências e guias práticos para ajudar você a planejar e executar sua decoração com estilo e deixar sua casa com cara de casa.

Priscila Lino
Classificado como 4.5 de 5
Designer de Interiores

Prisce interiores

Seu espaço online para descobrir tudo sobre design de interiores, acabamentos e jardins planejados com bom gosto e funcionalidade.

© 2025- Prisce Interiores – Todos os direitos reservados.