Popular

Como Aplicar Cores mais fortes no Ambiente sem Pesar na decoração

Usar as cores na decoração de interiores é uma maneira bem poderosa de transformarmos qualquer ambiente, porque as cores trazem vida, personalidade e estilo. Mas existe bastante dúvidas em comum entre quem está reformando ou redecorando que é como incluir cores no ambiente sem pesar ou deixar o espaço visualmente cansativo. É totalmente possível usar as cores a favor da decoração com equilíbrio e elegância, eu particularmente sempre dou sugestões de cores alegres em meus projetos mas sem sobrecarregar os olhos ou comprometer o conforto do ambiente. Vou te mostrar como aplicar as cores com um bom gosto, de uma forma estratégica, leve e sofisticada , mesmo que você prefira um estilo mais neutro.

Por que incluir cores mais fortes na decoração

Embora os tons neutros como o branco, o cinza e o bege sejam super seguros e versáteis, adicionar alguns toques de cor traz energia, identidade e emoção no ambiente. As cores podem estimular algumsa sensações como exemplo o azul acalma, o amarelo energiza, elas também podem delimitar algumas funções o que é ideal para os ambientes integrados, podemos também destacar os móveis e objetos, isso vai refletir o estilo pessoal dos moradores.No entanto, o segredo está no uso intencional e equilibrado das cores, respeitando sempre a paleta escolhida e também o estilo decorativo.

Sempre eu começo com uma base neutra, onde o primeiro passo é usar a cor com leveza e sempre manter uma base neutra no ambiente. Isso significa que as paredes, os pisos e os móveis grandes devem ter tons mais claros ou sóbrios como o branco, areia, cinza, off-white ou até uma madeira clara. Porque bases claras criam um “pano de fundo” tranquilo que permite destacar os pequenos pontos de cor com mais segurança, sem que o ambiente pareça carregado. Escolha uma paleta de fundo que represente até 70% do ambiente, é isso que vai dar um equilíbrio visual e liberdade para brincar com os outros 30% restantes na cor e na textura.

Aposte nos pontos de cor, usar detalhes coloridos em elementos menores é uma ótima maneira de adicionar cor sem pesar. Você pode aplicar tons vibrantes ou suaves em almofadas, quadros e pôsteres, vasos e objetos decorativos, mantas e cortinas, luminárias ou pendentes, algumas cadeiras soltas ou banquetas. Esses tipos de pontos de cor são fáceis de trocar quando você quiser renovar o ambiente sem fazer grandes mudanças.

Como eu sempre lembro aqui no meu blog, use a regra 60-30-10, eu falo muito dela aqui, ela é uma regra bem clássica de design de interiores que vai ajudar a distribuir bem as cores no ambiente, use 60% da decoração com uma cor dominante (neutros claros ou escuros) depois 30% em uma cor secundária (mais forte ou contrastante) e por último 10% em uma cor de destaque (vibrante ou ousada) Essa proporção vai criar equilíbrio visual, dando um destaque à cor sem comprometer a leveza do espaço.

Exemplo: Sala com paredes brancas (60%), sofá cinza (30%) e almofadas amarelas (10%). Invista em obras de arte e quadros coloridos .Quadros são uma forma inteligente de incluir cor com personalidade. Eles funcionam como focos de atenção visual e permitem ousar nas tonalidades sem afetar todo o conjunto.

Dê preferência a artes com composições equilibradas e que tenham alguma harmonia com as cores já presentes no ambiente. Combine as cores da arte com tons presentes em móveis ou tecidos, criando conexão visual. Explore as plantas e flores :As plantas são uma maneira natural e elegante de trazer verde e outras cores ao ambiente sem pesar. Além de purificarem o ar, elas criam um toque orgânico e aconchegante.

Use vasos de barro, cerâmica colorida ou vidro âmbar para somar na composição visual. Flores também são uma ótima pedida, especialmente em ambientes neutros. Exemplos de plantas decorativas: jiboia, costela-de-adão, lavanda, suculentas, orquídeas.

Trabalhe com as texturas e os materiais coloridos ,ás vezes o segredo está mais na textura do que na cor em si. Tecidos, as madeiras e os materiais naturais coloridos como a palha, o couro ou o linho tingido eles adicionam uma cor com toque de sutileza. Temos os tapetes estampados, as cortinas leves e os estofados em tons suaves que também são ótimos aliados. E temos também a pintura de uma parede apenas como a parede de destaque, caso você quiser ousar um pouco mais, pinte apenas uma parede do ambiente com uma cor mais vibrante ou diferente, porque isso cria um ponto focal forte sem afetar a leveza do conjunto decorativo.

Cores que funcionam bem: Verde oliva , Azul petróleo , Terracota suave , Mostarda, Rosa queimado, evite usar as cores fortes em todas as paredes, pois isso pode fechar o ambiente e gerar cansaço visual. Escolha uma paleta bem harmônica, se tiver dúvidas de como combinar use as ferramentas como o círculo cromático para te ajudar a escolher as cores que combinem entre si. Paletas monocromáticas (variações da mesma cor), análogas (cores vizinhas) ou complementares (cores opostas) ajudam a manter a harmonia.

Você pode usar sites como o Coolors.co e o Adobe Color, no Pinterest (busque por “color palette for interior design”)

E como eu sempre digo a Iluminação é sua melhor aliada, a forma como a luz incide no ambiente influencia diretamente na percepção das cores. Luz natural favorece tons claros e suaves. Já a luz quente artificial realça tons terrosos e vibrantes. Evite luzes branca intensa em ambientes com cores vibrantes, pois pode realçar demais os tons e cansar a visão.Cuidado com os exageros e modismos,é fácil a gente se empolgar com tendências, mas o ideal é escolher cores que você realmente gosta e que fazem sentido com seu estilo de vida. Modismos passam e sua casa deve refletir quem você é.

Evite combinar muitas cores vibrantes em um mesmo ambiente, a não ser que esse seja seu estilo pessoal (ex: estilo boho ou maximalista)., tem alguns ambientes que aceitam cor com facilidade, como a sala de estar , use em almofadas, quadros, poltronas, tapetes ou parede de fundo do sofá, na cozinha os utensílios, cadeiras, armários inferiores coloridos ou pastilhas decorativas. No quarto, pode usar na roupa de cama, cabeceira, parede da cama ou tapete com cor suave. Banheiro em toalhas, espelhos com moldura colorida, objetos em cerâmica. ,cor com leveza é possível e poderosa

Você não precisa ter medo de usar cor. O segredo está em você aplicar de forma pensada, equilibrada e com intenção. Um ambiente colorido pode ser leve, moderno, acolhedor e cheio de estilo , basta seguir as proporções corretas, usar a cor nos elementos certos e manter uma base neutra.Ao incluir cor na decoração com cuidado, você valoriza seu espaço, cria pontos de interesse e transforma sua casa em um reflexo real da sua personalidade.

pontos de cor na decoração, objetos coloridos para sala, decoração com almofadas coloridas, toque de cor sem exagerar na decoração, incluir cores fortes nas paredes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui eu compartilho inspirações, tendências e guias práticos para ajudar você a planejar e executar sua decoração com estilo e deixar sua casa com cara de casa.

Priscila Lino
Classificado como 4.5 de 5
Designer de Interiores

Priinteriores

Seu espaço online para descobrir tudo sobre design de interiores, acabamentos e jardins planejados com bom gosto e funcionalidade.

© 2025- Prisce Interiores – Todos os direitos reservados.