Eu sempre fujo e evito fazer bancadas de porcelanato por sua fragilidade a impactos e bordas sensíveis, embora ele seja rígido e duro, o porcelanato é frágil e é facilmente lascado ou trincado ao sofrer algum impacto. “O porcelanato pode lascar ou quebrar se sofrer impactos fortes” as Bordas comuns e cantos exigem acabamento em meia esquadria no ângulo de 45°; e as bordas vivas (sem corte) estouram facilmente .
Eu ja ouvi muito o ralato : “Ontem acidentalmente pousei uma panela quente… queimou a superfície… .E o Reparo quando acontece isso é quase impossível, porque ao contrário da pedra, as lascas e as trincas no porcelanato geralmente não são reparáveis de forma satisfatória , há um risco de ter de substituir toda a peça.
A Instalação é bem complexa e custosa, requer uma mão de obra especializada e acabamento preciso; erros causam quinas irregulares, juntas visíveis e superfícies desniveladas. E por isso a Mão de obra é bem cara em muitas regiões, onde há escassez de profissionais capacitados . Fora que as Juntas ficam visíveis e com sujeira acumulada. As Bancadas que são as maiores precisam de emendas, e acabam fazendo linhas visíveis que acumulam sujeira se não forem bem vedadas. Sem falar no choque térmico, que é o calor extremo em cima do piso que causa a quebra dele. Apesar de tolerar altas temperaturas, choques térmicos (como panelas muito quentes) podem causar fissuras e lascas .”Se for marca de um tacho quente não há nada a fazer…
Temos também a Sensibilidade a produtos químicos e mudança de cor, produtos abrasivos danificam o acabamento; substâncias ácidas ou muito quentes podem alterar a cor , sem contar o Peso e suporte estrutural, as chapas grandes e espessas são bem mais pesadas, exigindo um contrabalanço reforçado em móveis de suporte. O Custo final de aplicar pisos é mais elevado, além do preço do material, tem os custos altos com instalação com a mão de obra especializada, sem contar as eventuais reconstruções e retoques frequentes.
Comparativo resumido tudo, fazer bancadas em porcelanato é problema; com algum tipo de impacto forte, pode quebrar/lacar e o reparo é complicado ou a troca é impossível. A instalação de mão de obra boa nos dias de hoje é rara, pois exige cortes precisos e de alta complexidade, as juntas visíveis, são propensas a infiltração e sujeira não resistem ao choque térmico que é o calor intenso que causa as fissuras, tem baixa resistencia a produtos químicos abrasivos ou ácidos que mancham ou desgastam a superfície.
Trouxe para vocês o que dizem usuários reais em alguns sites .
No Reddit, usuários confirmam a praticidade limitada:
“Silestone… temperaturas quentes não lhes faz bem” (Reddit, Decor Fácil, Pau e Água).”Dificilmente tiras isso… só vai estragar mais” (Reddit).
Um caso real de dano extenso:
“A bancada [Silestone] rachou de uma ponta a outra… antes manchas que ir tudo pro lixo” (Reddit).
E quem prefere alternativas mais resistentes:
“Cada material com suas vantagens e desvantagens… pedra será sempre mais durável.” (KW8 Arquitetura, Reddit).”Dekton… mais resistente… Silestone não funciona” (Reddit).
As minhas recomendações finais são : Se você quer tranquilidade e praticidade, evite bancadas de porcelanato, especialmente para áreas de uso pesado como cozinha, pia e ilha. Prefira materiais com o Granito que é bem mais resistente a impactos, calor, manutenção simples. O Quartzo ou superfícies sólidas (Corian, Dekton) ele tem alta durabilidade, pouca manutenção, emendas invisíveis. Ou se o orçamento for baixo prefira o Aço inox que é resistente, higiênico e leve.
Se mesmo assim você quiser fazer , use bancadas em porcelanato apenas em espaços com baixo impacto, como banheiro social com uso moderado, e sempre com a instalação de qualidade. Apesar de seu visual fascinante e grande variedade de acabamentos, as bancadas em porcelanato tem muita fragilidade estrutural,a instalação é difícil, tem alto risco de danos irreparáveis e elevados custos ao longo do tempo, que tornam essa escolha arriscada para os ambientes de uso diário e intenso. Para garantir a durabilidade, funcionalidade e satisfação real, opte por pedras naturais ou superfícies sólidas mais confiáveis.




